sábado, 15 de novembro de 2008

Antes do pôr-do-sol

14 horas é o tempo que eles passaram juntos. Tempo este que pra sempre mudaria suas vidas. Antes do amanhecer(Before Sunrise) é um filme clássico pela ingenuidade dos personagens, que sozinhos seguram o filme de forma envolvente. À medida que vamos nos apaixonando pelo filme, eles vão se apaixonando também. Jesse é um americano e Celine uma francesa. Eles se encontram no trem que saiu de Budapeste e conversam. Decidem por descer em Viena e lá passam um dia. Mas no dia seguinte eles precisam voltar para suas casas, mas não sem combinar de se encontrarem dali a seis meses em Viena. O filme de 1995 deixa as coisas muito ambíguas. E num caso muito raro em Hollywood, todo o elenco e produção envolvidos retornou para o segundo filme.

Nove anos depois, em
Antes do Pôr-do-sol(Before Sunset), Jesse é um escritor famoso. Seu livro conta a história das tais 14 horas com a garota francesa. E ele está em Paris para uma leitura do filme. Para sua surpresa, Celine aparece na livraria. E se no primeiro filme, eles mostram em 2 horas tudo o que aconteceu naquela noite, dessa vez o filme se passa em tempo real. Eles têm uma conversa franca pelas ruas de Paris em 90 minutos. E é esse o tempo que têm para contar como os anos foram para eles. Descobrimos também quem foi a Viena e quem não foi.

Ethan Hawke e Julie Delpy não são estrelas de primeiro escalão de Hollywood. Às vezes protagonizam um filme, mas não são nomes de peso. O primeiro filme não fora um sucesso de bilheteria, então para que uma sequencia? Segundo o diretor e autor do roteiro, Richard

O primeiro roteiro foi escrito por Linklater sozinho, mas no segundo Hawke e Delpy co-escreveram. Isso deixou os personagens ainda mais parecidos com eles mesmos. Hawke na época estava em meio ao divórcio com Uma Thurman, e passou isso à seu personagem. Jesse é agora um homem casado e infeliz.

As filmagens duraram quinze dias e seu orçamento foi baixo, US$2.000.000,00. Esse roteiro demorou nove anos a ser escrito e foi indicado a um Oscar.

Mas o que torna Antes do Pôr-do-sol tão especial? Exatamente o que o une e ao mesmo tempo o diferencia de sua origem. No primeiro filme, os personagens eram jovens, idealistas e cheio de sonhos e esperanças. No segundo, estão maduros, desiludidos mas ao mesmo tempo continuam idealistas e tentando fazer o certo. No fim é isso, o filme é mais maduro porque os personagens cresceram. Mas não deixaram nunca de se amar. Jesse enfrentou o fantasma de Viena ao escrever o livro. Celine se fechou para o mundo. Escreveu uma valsinha(que ela diz ser sobre todos os ex-namorados dela) e desde então, não consegue manter um namorado fixo.

O final é surpreendente, e mais uma vez aberto às suas próprias conclusões, como o cinema em geral deveria ser. Afinal, o cinema é uma experiência própria. Cada um tem as suas impressões e conclusões. Em geral, tanto Antes do Amanhecer como Antes do Pôr-do-sol são experiências únicas e que valem a pena serem vistas.
Para Linklater, os fãs de Antes do Amanhecer são fãs devotos e apaixonados. E merecíamos saber o que houve com nossos protagonistas.


Informações sobre o filme:

Dirigido por:
Richard Linklater
Escrito por:
Richard Linklater, Kim Krizan, Etahn Hawke e Julie Delpy
Elenco:
Ethan Hawke .... Jessie
Julie Delpy .... Celine
Diabolo .... Philippe
Louise Lemoine Torres .... jornalista
Rodolphe Pauly .... jornalista
Vernon Dobtcheff .... dono da livraria
Mariane Plasteig .... garçonete

Filme de 2004.

Nenhum comentário: